Enem 2024: qual a melhor estratégia para organizar o tempo nas provas de matemática e ciências da natureza?

Estava doente no Enem 2024 e perdeu a prova? Saiba quando se inscrever para a reaplicação em dezembro
No próximo domingo (10), candidatos terão cinco horas para responder a 90 questões objetivas. Professores dão dicas de como garantir um bom desempenho no exame. Gabarito Enem 2024, extraoficial, feito por professores do Piauí – 1º dia de prova
Lívia Ferreira/ g1 Piauí
A segunda etapa do Exame Nacional o Ensino Médio (Enem) 2024 acontece neste domingo (10): os participantes terão de responder a 45 questões de matemática e a outras 45 de ciências da natureza (biologia, física e química).
Sem a redação, que foi feita no primeiro domingo, a prova tem meia hora a menos, ou seja, cinco horas de duração. Apesar disso, a estratégia para organizar melhor o tempo é bem semelhante à do primeiro dia, segundo professores ouvidos pelo g1.
Veja abaixo as dicas e, em seguida, o detalhamento de cada uma delas:
Comece pelas mais fáceis
Separe as áreas de conhecimento
Deixe as questões não respondidas para depois
E, se der um branco, respire
1 – Comece pelas mais fáceis
A coordenadora da educação bilíngue do colégio Qi , Catarina Vasconcelos, aconselha que o participante comece pelas questões que considerar mais fáceis.
"O aluno deve fazer primeiro as questões que sabe responder, sobre as quais tem certeza. Isso faz com que ele fique mais à vontade. E, assim, vai ter mais tempo ao final para pensar melhor sobre as questões que são mais desafiadoras para ele", diz.
Isso também pode contribuir para uma melhor pontuação, já que ele deve conseguir um desempenho melhor baseado nos acertos destas questões.
De acordo com a Teoria de Resposta ao Item (TRI), utilizada para fazer a correção do Enem, se alguém acerta as questões mais difíceis, mas erra aquelas consideradas fáceis, tirará uma nota menor do que o aluno que for mais "coerente" e só errar as complexas. Ou seja, é basicamente um sistema que tenta detectar os "chutes" (veja vídeo abaixo).
Nota do Enem é calculada por método 'antichute'; saiba como funciona o TRI
2 – Separe as áreas de conhecimento
A dica de Pedro Marinho, coordenador do Cursinho Popular de Valinhos, é separar as questões pelas áreas de conhecimento.
"Se tiver mais facilidade com ciências da natureza, por exemplo, o aluno pode começar por esta parte e vai restar mais tempo para a área em que tem mais dificuldade", explica.
Segundo o especialista, essa estratégia vai ajudar na gestão do tempo e na manutenção da confiança do aluno durante a prova.
3 – Separe as questões não respondidas para depois
Identificar com facilidade as questões que ainda não foram respondidas é outra técnica que pode fazer o aluno perder menos tempo, segundo o especialista.
"Faça uma marca nas questões com base no que já percebeu sobre ela. Está em dúvida sobre qual é a resposta certa? Circule para rever depois. A questão é muito difícil e não sabe por onde começar? Marque um 'X'. Quando for voltar para as questões, ficará mais fácil de saber qual é qual", diz Pedro Marinho.
4 – E, se der um branco, respire
Os especialistas também sabem que a ansiedade pode ser inimiga dos alunos nesta hora. Por isso, recomendam que, caso dê um branco durante a prova, pare e respire.
"A prova é longa, com muitas questões. Não é esperado que o aluno faça tudo de uma vez, sem descanso. Então, tudo bem parar, respirar e relaxar um pouco. Isso serve tanto para evitar o branco quanto para contornar caso aconteça durante a prova", diz Marinho.
"Pode parecer impossível, mas o que se deve fazer nessa hora é parar e respirar. Trabalhamos muito isso com os alunos, porque, quando bate o nervosismo, pode mesmo dar um branco. Mas, se o aluno está preparado, é respirar e retomar depois", aconselha Catarina Vasconcelos.

Videocast mostra macetes para as provas de matemática e ciências da natureza do Enem

Estava doente no Enem 2024 e perdeu a prova? Saiba quando se inscrever para a reaplicação em dezembro
Segundo dia de prova tem questões de matemática, biologia, física e química. Videocast dá dicas para as provas de matemática e ciências da natureza do Enem
Anderson Brito / TV Cabo Branco
O último episódio do videocast Lá Vem o Enem 2024, apresentado pela jornalista Beatriz Freire, traz macetes para o segundo dia de prova. Tudo, é claro, com várias dicas para ajudar para quem quer se dar bem nas questões de matemática e ciências da natureza.
📝 Resolva questões de matemática e ciências da natureza
Os entrevistados da vez são os professores:
🧪⚗️ Helves Cézar, de física e química;
📐🧮 Milena Ghomes, de matemática;
🧫🧬 Tayná Alves, de biologia.
Juntos, os três apontaram quais os assuntos que mais costumam cair em cada disciplina no segundo de dia prova e também como resolver essas questões de forma mais rápida e fácil.
Quer ter acesso a mais conteúdos que podem te ajudar a se dar bem no Enem e conseguir a tão sonhada vaga na universidade? Fica de olho no Lá Vem o Enem, que tem material gratuito, em várias plataformas, focado em facilitar a vida de quem tá se preparando para o exame.
VÍDEOS: Lá vem o Enem 2024

Prêmio elege os melhores projetos de pesquisa de alunos da rede pública de SP; conheça os vencedores

Estava doente no Enem 2024 e perdeu a prova? Saiba quando se inscrever para a reaplicação em dezembro
Iniciativa é promovida pela Fundação Roberto Marinho e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Evento de premiação acontece nesta quarta-feira (6). Ação premia iniciativas científicas de escolas públicas de SP.
Michal Jarmoluk para Pixabay
A 3ª edição do Prêmio Ciência para Todos oficializa nesta quarta-feira (6) os grandes vencedores em um evento de celebração que acontece no Museu Catavento, em São Paulo.
Serão premiadas seis escolas públicas de São Paulo por incentivar o desenvolvimento de atividades científicas e promover o engajamento de estudantes e da comunidade escolar com a ciência e suas aplicações na educação e na vida.
🏅 Categoria "Ensino Médio": IFSP (Campinas), E.E Severino Moreira Barbosa (Cachoeira Paulista) e E.E Padre Fidelis (Tanabi)
🏅 Categoria "Ensino Fundamental": E.E Jesuíno de Arruda (São Carlos) e EMEF Dr. João Maria de Araújo (Botucatu) e EMEF Ermides Barsaglini Gulla (Gavião Peixoto).
Promovida pela Fundação Roberto Marinho e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), a iniciativa tem como objetivo aproximar os jovens da ciência.
Prêmio Ciência Para Todos reconhece projetos de pesquisa conduzidos por alunos e professores da rede pública de SP.
Divulgação
O prêmio mobilizou cerca de 180 escolas das redes estadual e municipal do estado de São Paulo, além de institutos federais de ensino médio técnico e profissionalizante e o Centro Paula Souza.
Para terem seus projetos de implementação avaliados pela banca, estudantes e professores participaram de jornadas formativas em plataforma online do Canal Futura e da Fundação Roberto Marinho, com orientações sobre o desenvolvimento de projetos de pesquisa e produção audiovisual, com certificação para todos ao final.
Os professores e estudantes premiados terão a oportunidade de visitar um centro de pesquisa apoiado pela FAPESP (inclui transporte, alimentação e mediação pedagógica). Os professores proponentes, responsáveis pelos projetos e orientadores das equipes premiadas, receberão também um notebook.
Projetos premiados
Menstruei, e agora?? Absorvente na hora!!
No IFSP Campus Campinas, o projeto realizado por estudantes do ensino médio com orientação do professor Edson Duarte, desenvolveu um distribuidor automático de absorventes individuais para uso emergencial de quem menstrua na escola. Atualmente, o produto é regulamentado e distribuído gratuitamente na instituição, mas, quem precisasse, tinha que ir até a secretaria, que fica distante do banheiro, para solicitar o absorvente. Além disso, compartilhar com os funcionários a informação, na maioria das vezes pode ser bem desconfortável. A proposta do grupo busca resolver o problema e facilitar o acesso ao produto no banheiro da escola.
Estudo etnobotânico de plantas medicinais utilizadas por moradores da zona rural de Cachoeira Paulista-SP
A E.E Severino Moreira Barbosa, de Cachoeira Paulista, venceu com o projeto desenvolvido por Luiziene Alves, estudantes do Ensino Médio. Os estudantes visitaram moradores da região que utilizam plantas medicinais para entender o processo (desde a coleta das espécies, passando pelo preparo, armazenamento e utilização), também coletaram algumas amostras para catalogação após período de prensagem e realizaram uma pesquisa com outros colegas e familiares para entender o nível de familiaridade deles com o tema. Como resultado, um jogo de plantas medicinais foi criado para testar conhecimentos e ensinar a respeito da medicina natural.
Água e meio ambiente
A E.E. Padre Fidelis, de Tanabi, conquistou o prêmio com o projeto desenvolvido por alunos do Ensino Médio do Itinerário Técnico em Agronegócio, com orientação da professora Doutora Natália Regina Cesaretto. A pesquisa busca realizar as seguintes ações: revitalizar os espelhos d’água em conjunto com o trabalho que a Prefeitura Municipal já realiza na região; analisar e acompanhar a evolução da água do espelho que será revitalizado, conscientizando a população sobre a importância de preservar o meio ambiente; fazer o reflorestamento ambiental da área; fazer um estudo sobre a piscicultura; e realizar a soltura e criação de peixes no local, para que as populações carentes que residem ali próximo, possam desfrutar como lazer e alimento.
Com que roupa eu vou? Desconstruindo estereótipos de gênero, para construir um ambiente escolar mais inclusivo
Em São Carlos, a E.E. Jesuíno de Arruda foi premiada com o projeto, desenvolvido por estudantes de Ensino Fundamental com orientação da professora Simoni Camila Bogni. A ideia é analisar o comportamento dos estudantes em relação à desigualdade de gênero presente no ambiente escolar e desenvolver ações práticas para combatê-la. A pesquisa analisou a sensibilidade quanto ao tema pelos alunos de cada gênero, abordando liberdade de expressão, situações de desigualdade de gênero, vestimenta e se já se sentiram excluídos pelo gênero em alguma atividade. A partir dos dados, uma série de atividades foram realizadas: ação de conscientização sobre machismo, ação contra a rivalidade feminina, batalha de rimas femininas (Batalha das Minas), e ainda uma ação dedicada ao compartilhamento de talentos femininos. As atividades foram positivas, não apenas diminuindo os conflitos e estimulando a colaboração entre os alunos, mas também fortalecendo o senso de comunidade e o pertencimento dos membros da escola.
Práticas transformadoras na educação escolar: uso de um Parque Ecológico Municipal como recurso pedagógico para a popularização da Ciência e da Educação Ambiental
Na EMIF Ermides Barsaglini Gulla, da cidade de Gavião Peixoto, estudantes do Ensino Fundamental e a professora Laís Pieroni desenvolveram o projeto. A pesquisa teve origem em um problema levantado pelos alunos sobre a subutilização do Parque Ecológico Municipal de Gavião Peixoto em aulas práticas, além da falta de um programa de visitas monitoradas para escolas. Assim, o grupo buscou entender a importância do território em questão para estudantes e moradores da região, aproveitando o espaço como recurso pedagógico interdisciplinar e incentivando a interação entre escola e comunidade local.
Mentes saudáveis, futuro brilhante: promovendo a saúde mental dos jovens
A EMEF Dr. João Maria de Araújo, em Botucatu, garantiu o prêmio com o projeto desenvolvido por estudantes do Ensino Fundamental: com orientação do professor Vinicius Nunes Alves. O grupo se propõe a incentivar a investigação e compreensão do assunto, além da produção de materiais sobre a saúde mental na adolescência por meio das etapas de investigação literária do tema, contato com especialistas da área, produção de materiais e divulgação. Uma pesquisa com jovens de 14 a 19 anos foi realizada na instituição, e uma palestra com a temática de saúde mental foi ministrada pela Profa. Titular da FMB-UNESP e especialista em Psiquiatria, Dra. Maria Cristina Pereira Lima, que ocorreu na UNIPEX-FMB-UNESP. Além disso, os estudantes fizeram visitas aos laboratórios de pesquisa da Unidade de Pesquisa Experimental (UNIPEX) da FMB-UNESP, com o intuito de ensinar sobre a importância das pesquisas científicas em saúde física e mental. Um protótipo de aplicativo com um questionário sobre a saúde mental dos jovens utilizado na instituição também foi elaborado no trabalho, em parceria com o tecnólogo Sr. André Pagnin, servidor da UNIPEX – FMB-UNESP.

Belém recebe pela 1ª vez Festival LED com presença de Sandra Annenberg e Poliana Abritta; inscrições são gratuitas

Estava doente no Enem 2024 e perdeu a prova? Saiba quando se inscrever para a reaplicação em dezembro
Festival gratuito está com inscrições abertas para interessados em participar. Cidade recebe a edição no dia 27 de novembro, na Estação das Docas. Festival LED – Luz na Educação chega à quarta edição maior e mais diverso.
Jornal Nacional/ Reprodução
Belém recebe no dia 27 de novembro, na Estação das Docas, o Festival LED – Luz na Educação. Pela primeira vez o evento desembarca no Norte do país com programação que reúne mais de 25 palestrantes, em 5 palestras.
O Festival LED é totalmente gratuito e os interessados em participar podem se inscrever no site www.movimentoled.com.br.
📲 Acesse o canal do g1 Pará no WhatsApp
Especialistas, educadores, artistas e empreendedores irão debater como democratizar a educação no Brasil.
O dia 27 será repleto de trocas inspiradoras sobre entretenimento, empreendedorismo, preservação climática e de aprendizado sobre o futuro da educação.
Fafá de Belém, Thaynara OG, Sandra Annenberg, Mítico, Poliana Abritta, Dona Onete são alguns dos nomes confirmados para o Festival.
Márcio Lins, apresentador do Bom Dia Pará e DJ, será o mestre de cerimônias, fazendo a alegria do público durante o intervalo de cada mesa.
Além das palestras, o evento promove uma experiência completa para o público, com oficinas e ativações especiais das marcas Globo e parceiras, e distribuição de brindes.
Festival LED Belém: confira a programação completa!
Festival LED 2024 | Educação aqui e agora: criando novos mundos com Ailton Krenak
O festival
O Festival LED Belém é uma realização da Globo e Fundação Roberto Marinho, com apoio da TV Liberal e Canal Futura e apoio estratégico do Sebrae.
O evento é parte do Movimento LED — Luz na Educação, uma iniciativa que mapeia, ilumina e reconhece práticas que estão transformando vidas através da educação.
O Prêmio LED, pilar importante de reconhecimento do Movimento LED, já premiou mais de 20 iniciativas em todo o Brasil e distribuiu mais de R$ 4 milhões para esses projetos.
Premiações anteriores
No Rio de Janeiro, já foram realizadas três edições do Festival LED, alcançando mais de 18 mil pessoas.
Em 2023, a edição no RJ discutiu temas como educação antirracista, crise climática, combate à desinformação, mostrando que todo assunto deve ser debatido na escola – (veja como foi):
Festival LED – Luz na Educação termina hoje no Rio de Janeiro
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no g1 PA

Estava doente no Enem 2024 e perdeu a prova? Saiba quando se inscrever para a reaplicação em dezembro

Estava doente no Enem 2024 e perdeu a prova? Saiba quando se inscrever para a reaplicação em dezembro
Candidatos prejudicados por problemas logísticos no local do exame (como falta de luz) também têm direito a fazer a '2ª chamada'. Inscrições vão de 11 a 15 de novembro. Enem 2024 – Domingo (3) – Campinas (SP) – Últimos candidatos a entrar antes do fechamento dos portões
Pedro Amatuzzi/g1
Os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 que não compareceram ao primeiro domingo de provas (03/11) por motivos de saúde ou de problemas logísticos têm direito a uma segunda chance: participar da reaplicação em 10 e 11 de dezembro.
As inscrições são obrigatórias e ficarão abertas de 11 a 15 de novembro. Tire suas dúvidas abaixo:
✏️Quem pode pedir para fazer a reaplicação?
Participantes afetados por erros na aplicação do exame ou por falta de energia elétrica no local de prova, enchentes e outros desastres naturais na região;
Candidatos que estavam com doenças infectocontagiosas (tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Mpox, influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela e covid-19.
LEIA TAMBÉM: 10 questões mais difíceis do Enem 2024 trazem 'escultura de cabeças', xilogravura e empirismo; quantas você acertaria?
✏️Como fazer a solicitação?
É preciso entrar na Página do Participante e inserir login e senha.
Entre 11 e 15 de novembro, o candidato poderá abrir o pedido de reaplicação para fazer o Enem em dezembro.
Se a justificativa for relacionada a problemas de saúde, será preciso anexar documentos comprobatórios (como exames e atestados médicos). Nos casos de falhas logísticas, o próprio Inep irá analisar a situação do local de prova em que o participante estava inscrito.
✏️Devo fazer a prova em 10 de novembro?
Se o seu problema foi logístico, sim, você precisa comparecer ao 2º domingo de Enem, em 10 de novembro, e fazer a reaplicação somente da 1ª etapa (em 10 de dezembro).
Em caso de problemas de saúde, pode ficar tranquilo e se recuperar plenamente. Em dezembro, você fará os dois dias de Enem (10 e 11 de dezembro), desde que sua solicitação seja aceita pelo Inep.
✏️Passei mal durante a prova. Posso pedir reaplicação?
Não. Se você deixou o local de prova antes do horário permitido (15h30), mesmo que tenha sido por problema de saúde, está eliminado do Enem 2024.
Vídeos