Entenda o projeto que limita uso de celulares em escolas, que Lula vai sancionar nesta segunda

Medida, aprovada pelo Congresso, estabelece regras para a utilização de smartphones na educação básica, incluindo pré-escola, ensino fundamental e médio. O presidente Lula vai sancionar nesta segunda-feira (15) o projeto que limita o uso de celulares nas escolas públicas e privadas do país. A medida, aprovada pelo Congresso, estabelece regras para a utilização de smartphones na educação básica, incluindo pré-escola, ensino fundamental e médio.
Confira os detalhes abaixo:
O que o projeto determina?
A proposta permite que estudantes portem celulares nas escolas, mas o uso será restrito a situações excepcionais, como emergências, necessidade de saúde ou força maior. O texto também permite o uso de aparelhos em sala de aula nos seguintes casos:
Fins pedagógicos ou didáticos, conforme orientação do professor;
Inclusão e acessibilidade de estudantes;
Atendimento a condições de saúde e garantia de direitos fundamentais.
Lula vai sancionar projeto que limita celular em escolas; texto não deve ter vetos
Celulares estão proibidos em quais momentos?
De acordo com o projeto, o uso de celulares será proibido durante as aulas, recreios, intervalos e atividades extracurriculares. A regra vale para toda a educação básica e segue exemplos já adotados em estados como São Paulo, onde a medida começa a valer no próximo ano letivo.
Qual é a justificativa do projeto?
O relator do projeto no Senado, Alessandro Vieira (MDB-SE), destacou estudos do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), que indicam os impactos negativos do uso excessivo de smartphones. Segundo o relatório de 2022, alunos que passam mais de cinco horas diárias conectados obtiveram, em média, 49 pontos a menos em matemática do que aqueles que utilizam os dispositivos por até uma hora. No Brasil, 80% dos estudantes relataram distrações durante as aulas, bem acima da média de outros países, como Japão (18%) e Coreia do Sul (32%).
Além disso, Vieira apontou que o consumo excessivo de redes sociais está associado a transtornos de ansiedade, depressão e outros problemas de saúde mental entre jovens.
Quando a medida começa a valer?
Após a sanção de Lula, o projeto precisará ser regulamentado. O ministro da Educação, Camilo Santana, informou que as orientações para aplicação da norma serão traçadas em janeiro, mas as escolas já poderão implementar as regras a partir de fevereiro, no início do próximo ano letivo. Um prazo será definido para adaptação das redes de ensino.
Como será feita a fiscalização?
O ministro Camilo Santana explicou que detalhes operacionais, como o local de armazenamento dos celulares (mochilas ou áreas específicas), dependerão da estrutura e capacidade de fiscalização de cada escola. Ele destacou que a ideia é permitir o uso apenas para fins pedagógicos e evitar o uso individual fora das disciplinas escolares.

Estudante que viralizou por fazer 9 anos de cursinho é aprovada em medicina: ‘Momento mais feliz da minha vida’

‘2025 vai ser meu 10º ano de cursinho’: jovem que sonha em cursar medicina desabafa sobre medo de não conseguir vaga
Jovem de Jaú, no interior de SP, foi aprovada no vestibular da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Ana Laura Ramazotti comemora aprovação em medicina.
Reprodução
A estudante Ana Laura Ramazotti, de 26 anos, que viralizou pelo desabafo de temer precisar fazer um 10º ano de cursinho, foi aprovada em medicina pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).
A jovem de Jaú, no interior de São Paulo, publicou o vídeo do momento que descobriu a aprovação em suas redes sociais. Nas imagens, ela aparece emocionada e comemora a aprovação com o namorado e a mãe (veja abaixo).
"A menina dos 10 anos de cursinho parou no 9º ano! Eu não 'tô' acreditando", escreveu ela em uma das publicações.
Jovem que temia fazer 10º ano de cursinho em 2025 é aprovada em medicina
A lista de aprovados no vestibular da UEL foi divulgada nesta sexta-feira (10).
É momento mais feliz da minha vida até agora! Finalmente, depois de 9 anos de cursinho, passei!
Ana Laura viralizou após publicar um vídeo no qual desabafava sobre o medo de não ser aprovada em medicina e precisar fazer seu 10º ano de cursinho em 2025. O vídeo já tem mais de 1,5 milhão de visualizações no TikTok.
'2025 vai ser meu 10º ano de cursinho': jovem que sonha em cursar medicina faz desabafo
Jovem rebate críticas em vídeos
Em resposta a comentários e críticas feitos em sua publicação original, Ana Laura fez uma série de vídeos explicando melhor sua situação.
Nos vídeos, ela conta que já cogitou estudar medicina utilizando outros programas, como Fies – que financia mensalidades em instituições privadas, com a premissa de que o candidato devolva o valor ao final do curso –, e Prouni – que oferece bolsas de 50% e 100% em instituições privadas.
No entanto, não conseguiu levar para a frente nenhuma das oportunidades por questões familiares, e avaliou que a melhor alternativa seria uma vaga em uma instituição pública.
Ana Laura também explicou que não planejava pleitar vagas em outros estados por querer permanecer perto dos pais.
Ela também respondeu a comentários que questionam se não seria melhor direcionar o valor gasto com cursinho para mensalidades em uma instituição provada. Sobre isso, Ana Laura explicou que não gasta muito com cursinho, portanto o valor não é equivalente à mensalidades. Segundo ela, o custo com os estudos é baixo por morar em uma cidade do interior e por ter conseguido descontos que diminuem o valor do seu investimento.
Além disso, a jovem também reforçou que tem muito apoio dos pais, dos amigos e do namorado na busca por realizar seu sonho.
Estudante que fez 9 anos de cursinho mostra apoio da mãe.
Reprodução
VÍDEOS DE EDUCAÇÃO E PODCAST

Sem medicina, Ufac oferece 2,2 mil vagas pelo Sisu para candidatos que fizeram Enem 2024

‘2025 vai ser meu 10º ano de cursinho’: jovem que sonha em cursar medicina desabafa sobre medo de não conseguir vaga
Incrições iniciam em 17 de janeiro e primeira chamada está marcada para o dia 26. Mais de 2,2 mil vagas em 45 cursos são ofertados na Ufac no Sisu
Arquivo/Ufac
Mais de 2,2 mil vagas em 45 cursos de graduação são ofertadas pela Universidade Federal do Acre (Ufac) para ingresso no segundo semestre de 2025, no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As vagas são destinadas para candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024.
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
Pela primeira vez desde 2011, o curso de medicina não foi incluído no Sisu. Veja detalhes abaixo
Há vagas para os campus de Rio Branco e Cruzeiro do Sul. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. A primeira chamada está prevista para o dia 26 de janeiro.
Confira a lista completa de cursos da Ufac aqui
Para se inscrever no processo seletivo do Sisu 2025, é necessário ter participado do Enem 2024 com nota maio do que zero na redação, além de ter concluído o Ensino Médio.
Do total, 1.150 vagas serão destinadas à reserva na Lei nº 12.711/2012, conhecida como Lei de Cotas, 971 à ampla concorrência e 89 para ação afirmativa própria da instituição (do tipo reserva de vagas).
Bônus regional
Em dezembro, a Ufac decidiu, após votação do Conselho Universitário (Consu), manter o bônus regional para todos os cursos no termo de adesão 2025 e retirar o curso de medicina do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
O Ministério da Educação (MEC) havia enviado uma solicitação a todas as instituições que aplicavam o bônus para que não incluíssem a bonificação no termo de adesão depois da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de proibir o uso de bônus regional pelas universidades públicas que participam do Sisu. A Ufac faz uso desta bonificação desde 2018.
O STF declarou inconstitucional a concessão do bônus por violar o princípio da igualdade em outubro do ano passado.
O bônus regional foi adotado pela Ufac em 2018. Segundo a universidade, foi feito um estudo de viabilidade para a adoção da medida, e atende à necessidade de reforçar o compromisso de responsabilidade social da Ufac em relação à formação acadêmica e intelectual da sociedade acreana.
A bonificação para estudantes do Acre já foi alvo de várias ações na Justiça Federal. No mês de abril de 2023, o estudante paraibano César Lima Brasil conseguiu uma liminar que derrubou a bonificação, após se inscrever para vaga no curso de medicina como beneficiário da modalidade, mesmo sem ter direito. Em maio do mesmo ano, a Justiça Federal cassou a liminar.
No mês de julho de 2023, foi a vez de um estudante de Goiás questionar o bônus após se inscrever nesta modalidade e conseguir uma liminar que considerou o acréscimo ilegal. Em ambos os casos foi argumentado que o bônus cria desigualdade e não é previsto na Lei de Cotas, o que o tornaria ilegal. O g1 tirou algumas dúvidas sobre o que é o bônus e como funciona.
Reveja os telejornais do Acre

Lula sanciona na próxima segunda projeto que limita celular em escolas; texto não deve ter vetos

‘2025 vai ser meu 10º ano de cursinho’: jovem que sonha em cursar medicina desabafa sobre medo de não conseguir vaga
Celular nas escolas
Rede Globo
O presidente Lula vai sancionar o projeto que limita o uso de celular em escolas. A cerimônia vai ocorrer na próxima segunda (13), às 15 horas, no Palácio do Planalto. E terá a participação de parlamentares envolvidos na tramitação da proposta.
A expectativa é de que Lula sancione o texto sem vetos. O ministro da Educação, Camilo Santana, participou da construção da redação que foi aprovada na Câmara e no Senado. Ele considera a proposta prioritária, alinhada com a posição de especialistas na área que afirma que o uso do celular atrapalha o aprendizado.
O uso do celular será limitado nas escolas. Os alunos, no entanto, poderão levar o aparelho aos estabelecimentos de ensino para se comunicarem na hora da entrada ou da saída.
A utilização em sala de aula será permitida apenas em situações excepcionais, para fins pedagógicos, para garantir acessibilidade a estudantes com deficiência ou em casos de violência no entorno da unidade de ensino.
Lei que limita celular nas escolas é aprovada no Senado
O projeto é de autoria do deputado Alceu Moreira (MDB-RS), que é de oposição e não participará da cerimônia. Na Câmara, teve a relatoria do deputado Renan Ferreirinha (PSD-RJ), que está licenciado para ocupar o cargo de secretário de Educação do município do Rio e e que estará presente na sanção.
O texto foi aprovado em dezembro na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara em caráter terminativo, ou seja, sem a necessidade de passar pelo Plenário.
Ainda em dezembro, o plenário do Senado analisou e aprovou o projeto. O relator, Alessandro Vieira (MDB-SE), não alterou o texto que veio da Câmara e a proposta chegou ao Planalto para apreciação do presidente Lula.

‘2025 vai ser meu 10º ano de cursinho’: jovem que sonha em cursar medicina desabafa sobre medo de não conseguir vaga

‘2025 vai ser meu 10º ano de cursinho’: jovem que sonha em cursar medicina desabafa sobre medo de não conseguir vaga
Ana Laura, de 26 anos, já tem quase 1 milhão de visualizações em vídeo de desabafo sobre a busca por uma vaga no curso de medicina. Jovem rebateu críticas e mostrou apoio da mãe. '2025 vai ser meu 10º ano de cursinho': jovem que sonha em cursar medicina faz desabafo
Nove anos de cursinho, o sonho de cursar medicina e um desabafo. Foi com essa história que a estudante Ana Laura Ramazotti, de 26 anos, viralizou nas redes sociais nesta semana.
No vídeo, que já acumula quase 1 milhão de visualizações no TikTok, a jovem de Jaú, no interior de São Paulo, diz que fará seu décimo ano de cursinho em 2025 se não conseguir uma vaga por meio dos vestibulares deste ano, e desabafa:
Eu nunca fiquei com tanto medo na minha vida (…), eu estou muito, muito nervosa, não sei mais o que fazer. Eu realmente acho que não aguento um décimo ano de cursinho, e ao mesmo tempo que eu não queria desistir, eu não tenho uma segunda opção nem de faculdade, nem de curso, nem de nada, então não sei o que fazer.
Ana Laura conta que o objetivo é conseguir uma vaga em uma universidade pública, preferencialmente perto da cidade onde mora, para ficar perto dos pais idosos.
Mas, apesar do sonho e do claro objetivo de estudar medicina, a jovem revela o sofrimento por tantos anos de estudo, e o medo de não ter mais condições psicológicas de insistir por mais um ano.
“Desde o quinto ano de cursinho eu sofro muito. Porque é aceitável [estudar por 5 anos] – porque, para [passar em] medicina em [universidade] pública, são 5 anos de cursinho em média. E quando passei para o sexto, sétimo [anos, foi ficando difícil].”
Ana Laura, de 26 anos, desabafa sobre medo de ir para 10º ano de cursinho.
Reprodução
A jauense diz que o mais difícil agora é ter que lidar com as “piadinhas”, comparações de notas e comentários maldosos de colegas e conhecidos.
Às vésperas de obter o resultado dos vestibulares de 2024, Ana Laura diz estar dividida entre insistir por mais um ano e desistir, caso não consiga a vaga desejada.
Jovem rebate críticas em vídeos
Em resposta a comentários e críticas feitos em sua publicação original, Ana Laura fez uma série de vídeos explicando melhor sua situação.
Nos vídeos, ela conta que já cogitou estudar medicina utilizando outros programas, como Fies – que financia mensalidades em instituições privadas, com a premissa de que o candidato devolva o valor ao final do curso –, e Prouni – que oferece bolsas de 50% e 100% em instituições privadas.
No entanto, não conseguiu levar para a frente nenhuma das oportunidades por questões familiares, e avaliou que a melhor alternativa seria uma vaga em uma instituição pública.
Ana Laura também explicou que não pleiteou vagas em outros estados por querer permanecer perto dos pais.
Ela também respondeu a comentários que questionam se não seria melhor direcionar o valor gasto com cursinho para mensalidades em uma instituição provada. Sobre isso, Ana Laura explicou que não gasta muito com cursinho, portanto o valor não é equivalente à mensalidades. Segundo ela, o custo com os estudos é baixo por morar em uma cidade do interior e por ter conseguido descontos que diminuem o valor do seu investimento.
Além disso, a jovem também reforçou que tem muito apoio dos pais, dos amigos e do namorado na busca por realizar seu sonho.
Estudante que fez 9 anos de cursinho mostra apoio da mãe.
Reprodução
Para finalizar o assunto, a jovem se dirigiu às pessoas que deixavam comentários de ódio em suas publicações.
“Tem tanta gente me xingando e nem estou entendendo o porquê. O que muda na sua vida eu fazer nove ou 10 anos de cursinho? Não vai mudar nada! Não é você que aguenta meus surtos, não é você que estuda comigo. Então, de verdade, é isso aqui [apoio] que tenho por trás, e não estou nem aí para o que vocês estão falando” disse.
VÍDEOS DE EDUCAÇÃO